A ÁGUA (6º ANO)
6 curiosidades sobre água que você precisa saber!
A água é essencial para a vida e dela dependemos para fazer tudo ao nosso redor, seja de maneira direta como beber, cozinhar, regar uma planta, ou seja de maneira indireta, como por exemplo o uso da água no processo produtivo.
Além disso, a água permeia diversos caminhos e está associada às nossas crenças, cultura, religião, economia e praticamente tudo que nos cerca. Confira algumas curiosidades muito interessantes sobre esse bem tão precioso:
1) A ÁGUA É ÚNICA.
A água é a única substância que se apresenta de forma natural nos 3 estados da matéria: gasoso, sólido e líquido.
2) SABIA QUE A TERRA TEM UM APELIDO?
Certamente você conhece alguém pelo seu apelido, ou talvez você mesmo tenha um, não é? Saiba que o nosso planeta terra também tem um: Planeta Água (ou Planeta Azul?)!
Este apelido se deu pelo fato de 75% da superfície da Terra ser coberta por água! E o Brasil é o país que possui maior quantidade de água doce no mundo, com 12% do total do planeta.
3) ÁGUA SOBE PAREDE?
Esse fenômeno da água subir pela parede é chamado de capilaridade. Quando isso ocorre, a parede com umidade começa a apresentar manchas contínuas em sua parte inferior, ocasionando a umidade nas paredes e aquele cheirinho desagradável de mofo.
4) COMO COLOCAR 74 LITROS DE ÁGUA EM UM COPO?
Pode parecer impossível, mas para produzir um copo de 250 ml de cerveja precisamos de 74 litros de água. Esta água está dentro do conceito denominado Water Footprint ou Pegada Hídrica.
5) QUAL O PESO DE UMA NUVEM?
De acordo com a pesquisadora Peggy LeMone (Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica) o peso de exato de uma cumulus é 500.000.000 gramas de água ou 500 toneladas. Esse peso é equivalente a 125 elefantes adultos!
6) CAMINHÕES-PIPA E ÁGUA
O Comando Militar do Nordeste tem um importante papel quando se trata de distribuição de água, umas vez que no semiárido o volume de água potável distribuído por mês em caminhões pipa é de 2,2 bilhões de litros. Essa quantidade de água daria para encher mais de 800 piscinas olímpicas!
O QUE É O CICLO DA ÁGUA?
O ciclo da água é o processo natural de circulação da água na Terra. A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.
Este ciclo, como o próprio nome nos faz pensar, é o movimento da água que ocorre todos os dias, um processo constante.
A água é encontrada em 3 estados: líquido, gasoso e sólido. No ciclo hidrológico, a água passará do estado líquido para o gasoso, do gasoso para líquido e do líquido para o sólido, ou seja, seu estado irá se alterar de diferentes formas, com a ajuda do meio ambiente.
QUAIS SÃO AS ETAPAS DO CICLO DA ÁGUA?
1) Chove, cai na superfície da terra, evapora, chove, cai na superfície da terra, evapora. Este é o fenômeno denominado EVAPORAÇÃO.
2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens e nevoeiros. Aqui ocorre o processo de CONDENSAÇÃO.
3) Quando a água cai do céu, chama-se PRECIPITAÇÃO, que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água. Também pode ocorrer sob a forma de neblina, orvalho ou mesmo na forma sólida como neve e granizo.
4) Você sabia que a maior parte da chuva pode nunca chegar ao chão? Grande parte dessa água vinda do céu vai evaporar e o restante vai cair principalmente em florestas e plantas. Uma parte fica nas folhas e copas das árvores, este é o processo chamado INTERCEPTAÇÃO.
5) O solo quando não está impermeabilizado vai contribuir para infiltração da água, ou seja, a água se move para baixo e passa do solo para o subsolo. Assim, este é o processo de INFILTRAÇÃO.
6) Depois da infiltração, a água ainda continua se movimentando até chegar no lençol freático num fenômeno chamado PERCOLAÇÃO.
7) E por último, mas não menos importante, a água também vai escoar e abastecer os rios, lagos e mares, no processo chamado ESCOAMENTO.
Você consegue perceber que a água da terra é a mesma desde o seu início? Você pode estar bebendo a água que um dia um dinossauro já bebeu! Seria impossível, mas a quantidade de água desde a época dos dinossauros é a mesma, pois está dentro do Ciclo da Água, o que muda é a sua qualidade. Precisamos usar a água que temos com muita responsabilidade, porque o mundo precisa de água!!!
A água é uma substância encontrada em grande quantidade em nosso planeta, entretanto, nem toda essa água disponível pode ser aproveitada pelo homem.
A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.
Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.
A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerada um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.
Água no planeta
O planeta Terra está inundado de água, formando a hidrosfera, compreendendo os oceanos, mares e águas continentais. Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água, totalizando cerca de 1,4 bilhão de km3. É considerado o único planeta que apresenta a água em seus três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. De toda a água disponível no planeta, 97,5% é água salgada. Apenas 2,5% da água disponível é doce.
Observe:
→ Água doce no planeta
A água doce disponível no planeta não se apresenta distribuída uniformemente, variando segundo a presença de ecossistemas nas diferentes regiões. A água doce pode ser encontrada em geleiras, neves eternas, águas subterrâneas, solos, rios e lagos.
Os países que mais concentram água doce no mundo são Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Índia, Colômbia, República Democrática do Congo e China, correspondendo a aproximadamente 60% da água doce existente no planeta.
De acordo com dados da Agência Nacional das Águas (ANA), o continente com maior concentração de água doce é a América com cerca de 39,6%, seguido pelo continente asiático com 31,8%. O continente com menor volume de água doce é a Oceania, concentrando apenas 3,9% da água doce disponível. A África, por sua dimensão, é um dos continentes que sofre com a falta de água, tendo em seu território cerca de 9,7% da água doce do mundo.
Água no Brasil
O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a ANA, a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira:
Região Norte: corresponde a 68% dos recursos hídricos;
Região Centro-Oeste: corresponde a 16% dos recursos hídricos;
Região Sul: corresponde a 7% dos recursos hídricos;
Região Sudeste: corresponde a 6% dos recursos hídricos;
Região Nordeste: corresponde a 3% dos recursos hídricos.
Há um contraste visível entre a distribuição de água no Brasil e a distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.
No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.
Ciclo da água
O ciclo da água é responsável pela reposição de água doce no mundo e corresponde ao movimento da água entre a superfície terrestre e a atmosfera. Ao longo da circulação, a água apresenta-se em diferentes estados físicos. O ciclo hidrológico ocorre da seguinte maneira:
A energia solar que chega até a superfície terrestre faz com que a água de oceanos, mares, lagos, rios, sofram evaporação. O vapor d'água eleva-se formando nuvens. Devido às condições climáticas, as nuvens podem estar carregadas de umidade, precipitando, então, em forma de chuva, neve ou granizo. Ao retornar à superfície, parte da água precipitada pode evaporar antes mesmo de alcançar o solo; outra parte retorna aos oceanos, mares e demais cursos d'água; parte infiltra-se no solo abastecendo os reservatórios subterrâneos e assim o processo de circulação é reiniciado.
Água potável
Água potável, segundo o Ministério da Saúde, é a “água que atenda ao padrão de potabilidade e que não ofereça risco à saúde”, ou seja, é aquela que pode ser consumida por atender requisitos físicos, químicos e biológicos que estabeleçam sua qualidade e garanta segurança ao bem-estar do consumidor.
Os principais requisitos para classificar a água como potável é:
Ser inodora, incolor e ter sabor indefinível, mas que permita distingui-la dos demais líquidos.
Não pode conter organismos patogênicos, ou seja, que causem doenças.
Utilização da água
A água além de compor boa parte do planeta e do nosso corpo, garantindo a existência de vida, possui também inúmeras utilidades, estando presente em quase todas as atividades humanas que permitem o desenvolvimento de uma sociedade.
A atividade que mais consome água no mundo é a agricultura, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Quase 70% do consumo de água é voltado ao setor agrícola. A segunda atividade que mais consome água doce é a indústria, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, representando cerca de 22% do consumo e depois o abastecimento doméstico correspondendo a aproximadamente 8% do consumo.
No Brasil, cerca de 60% da água consumida é destinada ao setor agrícola; 17% ao setor industrial e 9% ao abastecimento doméstico.
A questão da água: uma preocupação mundial
A escassez de água é um problema de ordem global que implica diversos desafios à sociedade para preservação dos recursos hídricos.
Antes, a água era considerada um recurso inesgotável. Hoje, já se sabe que devido a diversos fatores como o desperdício, a poluição, o crescimento populacional, as mudanças climáticas, a urbanização e a industrialização, os recursos hídricos estão ficando cada vez mais escassos, gerando conflitos em diversas regiões do mundo. A questão da água é, portanto, uma das mais preocupantes discussões do século.
Segundo o secretário geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo todo não têm acesso à água própria para o consumo. O secretário afirmou também que, até 2050, pelo menos uma a cada quatro pessoas viverá em um país que enfrentará a falta de água potável. Ele alerta as desiguldades encontradas entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.
De acordo com informações divulgadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), enquanto em países da África, que já sofrem com a escassez de recursos hídricos, uma pessoa usa por dia entre dez a quinze litros de água; em Nova York uma pessoa pode chegar a utilizar por dia dois mil litros de água. Dados da UNESCO revelam que a Cidade do Cabo, na África do Sul, pode ser a primeira a vivenciar a total falta de água potável.
Essas organizações apontam para a enorme necessidade de se repensar o consumo de água, o desperdício e também para a necessidade de promover ações que protejam os recursos hídricos, apontando para usos sustentáveis, bem como para a promoção de projetos que revisem os sistemas de abastecimento, de saneamento e gestão da água.
Importância da água para o corpo humano
O corpo humano é formado por cerca de 60% a 75% de água.
A água é essencial para o funcionamento do corpo humano e também do corpo de outros animais. Para se ter ideia da importância dessa substância, devemos entender primeiro a composição do nosso organismo, o qual apresenta entre 60% a 75% de água. Essa grande quantidade de água é fundamental para a realização de processos básicos, tais como:
Transporte de nutrientes para as células. Isso acontece devido ao fato de que a água é um dos componentes do plasma sanguíneo.
Regulação da temperatura do nosso corpo. Nesse ponto a água atua por fazer parte da composição do suor, o qual ao evaporar reduz a temperatura do nosso corpo.
Fundamental para a realização de diversas reações químicas que ocorrem em nosso corpo.
Atua na proteção do nosso organismo. A água está presente, por exemplo, nos fluidos das articulações e no líquido amniótico, que protege o feto durante o desenvolvimento.
Atua em vários pontos do processo de digestão, estando presente, por exemplo, na saliva.
Eliminação de substâncias. A água está presente em grande quantidade na urina, a qual apresenta substâncias que são tóxicas ou estão em excesso em nosso corpo.
Perda de água pelo organismo
Nosso organismo necessita de água para realizar suas atividades, sendo assim, deve haver sempre um equilíbrio entre a quantidade de água a ser ingerida e a quantidade adequada para o funcionamento do nosso corpo. Denomina-se balanço hídrico a diferença entre a quantidade de água que entra no organismo e que é produzida nas reações metabólicas e a quantidade de água que é perdida nos vários processos do nosso corpo.
As perdas de água pelo organismo humano ocorrem de várias formas, destacando-se as perdas pela:
Respiração;
Urina;
Fezes;
Suor.
A maior perda de água acontece pela urina. Por dia eliminamos entre 1000 mL a 2000 mL de água do nosso corpo por essa via. As fezes, por sua vez, representam uma perda baixa de água, excetuando os casos em que o indivíduo apresenta diarreia, sendo esse problema uma das causas de desidratação.
Além disso, temos a perda pela respiração, que também é considerada baixa e a perda pelo suor, que irá variar de acordo com as atividades realizadas por um indivíduo e a temperatura do meio.
Água nos alimentos
A água está presente na composição de vários produtos, sejam eles naturais ou industrializados. Isso significa que podemos conseguir obter água, não apenas ingerindo-a da maneira tradicional, mas também pela ingestão de alimentos. Vale destacar que nem todos alimentos apresentam a mesma quantidade de água em sua composição, sendo observados alimentos com baixo teor de água e outros com porcentagens elevadas.
Alguns alimentos destacam-se por apresentar alto teor de água.
Veja a seguir a porcentagem de água encontrada em alguns alimentos.
Alimento | Porcentagem de água (valor aproximado) |
Alface | 96% |
Pepino | 95% |
Uva | 81% |
Maçã | 84% |
Ovos | 75% |
Banana | 74% |
Batata frita | 44% |
Queijo suíço | 38% |
Manteiga | 16% |
Pastel de queijo frito | 17% |
Torrada de pão francês | 9% |
Bolacha de água e sal | 3% |
Quantidade de água necessária por dia
Sabemos que a recomendação do Ministério da Saúde é que se beba pelo menos dois litros de água a cada dia. Entretanto, essa quantidade é uma média e varia de acordo com alguns fatores, tais como o clima em que uma pessoa vive e as atividades físicas que ela realiza. Desse modo, é importante destacar que pessoas que praticam atividades físicas devem realizar um consumo de água maior devido à transpiração, assim como pessoas que estão expostas a altas temperaturas.
Muitos médicos recomendam que seja ingerido pelo menos dois litros de água por dia.
Vale salientar ainda que a recomendação da quantidade de água varia de acordo com o autor que estamos analisando. Alguns profissionais sugerem que para saber a quantidade de água que uma pessoa necessita ingerir diariamente é necessário multiplicar seu peso por 35, sendo esse cálculo baseado na ideia de que a cada quilograma de massa uma pessoa necessita ingerir 35 ml de água. Desse modo uma pessoa que pesa 70 kg deverá tomar 2450 ml ou 2,45 litros de água.
Por Rafaela Sousa (Graduada em Geografia) e Ma. Vanessa Sardinha.
Comentários
Postar um comentário