Ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos.
O termo ecossistema é originado a união das palavras "oikos" e "sistema", ou seja, tem como significado, sistema da casa. Ele representa o conjunto de comunidades que habitam e interagem em um determinado espaço.
Ecossistema terrestre
Os componentes dos ecossistemas são:
Fatores bióticos: Todos os organismos vivos. Produtores primários, consumidores, decompositores e parasitas.
Fatores abióticos: Ambiente físico e químico que fornece condições de vida. Nutrientes, água, chuva, umidade, solo, sol, ar, gases, temperatura,etc.
O ecossistema é a unidade básica de estudo da Ecologia.
Tipos de Ecossistemas
Os ecossistemas são divididos em:
Ecossistemas terrestres: São representados pelas florestas, desertos, montanhas, pradarias e pastagens.
Ecossistemas aquáticos: Compreendem os ambiente de água doce como lagos, mangues, rios. Além dos ambientes marinhos como os mares e oceanos.
Ecossistema marinho
Ao conjunto de ecossistemas terrestres damos o nome de bioma. Os biomas são ecossistemas com vegetação característica e um tipo de clima predominante, o que lhes confere um caráter geral e único.
Exemplos de Ecossistemas
Os ecossistemas apresentam diferentes escalas. Não existe tamanho para se definir um ecossistema.
O maior ecossistema que existe é a biosfera. Ela reúne todos os ecossistemas existentes. Refere-se à camada da Terra habitada pelos seres vivos e onde os mesmos interagem.
Os ecossistemas também podem ser mais simples. Por exemplo, uma poça de água é um ecossistema, pois nela existem diversos microrganismos vivos que interagem entre si e com fatores do ambiente.
As florestas tropicais representam os ecossistemas mais complexos, dada a grande biodiversidade e inúmeras relações ecológicas entre os seres vivos e os fatores abióticos.
Ecossistemas Brasileiros
O Brasil apresenta grande extensão territorial, isso confere diferentes tipos de clima e de solo, resultando em diferentes condições ambientais e ecossistemas.
Amazônia: O maior ecossistema brasileiro. Abrange, aproximadamente, 60% do território do Brasil.
Caatinga: Compreende o Nordeste do Brasil. Apresenta vegetação adaptada às secas.
Cerrado: O segundo maior bioma brasileiro em extensão. Abrange os estados do Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia.
Mata Atlântica: Corresponde a 15% do território brasileiro. É o ecossistema mais ameaçado do Brasil.
Mata dos Cocais: Abrange parte do Nordeste. Representa uma vegetação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga.
Pantanal: Localiza-se na região Centro-Oeste do Brasil. É considerado a maior planície inundável do mundo.
Mata de Araucárias: Abrange a região Sul do Brasil. É característico pelo predomínio do pinheiro-do-paraná, conhecido como Araucária.
Mangue: É característico de regiões alagadiças do ambiente de encontro entre águas doces e marinhas.
Pampa: Presente no estado do Rio Grande do Sul. Tem como características a presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte.
Fluxo de energia e ciclagem de elementos
A transformação de energia mais importante nos ecossistemas é a conversão da luz solar em energia química através da fotossíntese.
Por meio da cadeia alimentar, a energia passa através do ecossistema.
A cadeia alimentar representa o percurso de matéria e energia no ecossistema. Ela inicia com os seres produtores, passa pelos consumidores e termina nos seres decompositores.
A cadeia alimentar é importante porque garante a sobrevivência do ecossistema, auxiliando na absorção de nutrientes e de energia pelos organismos vivos.
As pirâmides ecológicas representam o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos. Através delas, observamos que a energia vai diminuindo a cada nível trófico sucessivamente acima.
Além da energia, os organismos ajudam a transportar elementos químicos através dos ciclos biogeoquímicos que ocorrem nos ecossistemas.
Eles representam o movimento dos elementos químicos entre os seres vivos e a atmosfera, litosfera e hidrosfera do planeta.
Esta aula é uma alternativa para manter as atividades em tempos de pandemia, vocês deverão passar as perguntas para o caderno e responder utilizando como fonte: o texto, o vídeo e o livro didático (páginas 14 a 31).
1. A ilustração abaixo representa um ecossistema.
Com relação a esse ecossistema responda:
a) O que é um ecossistema?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
b) Quais são os componentes vivos representados?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
c) Cite alguns dos elementos não vivos desse sistema.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2 Como os fatores ambientais podem influenciar os seres vivos?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
3. Escolha a alternativa correta.
Hábitat é:
a) um conjunto de locais onde existem animais.
b) um dos ecossistemas onde o vive um organismo.
c) o conjunto de locais em que um ou mais organismos vivem.
d) o conjunto de locais onde um ou mais organismos se alimentam.
4. Explique as três principais categorias em que os seres vivos se classificam de acordo com o
modo como obtêm alimento. Dê exemplo de cada uma delas.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
5. O que são teias alimentares?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6. Com relação às estratégias dos seres vivos para viver em ambientes secos, indique a alternativa errada.
a) Raízes profundas e muito ramificadas.
b) Hábito de viver em tocas.
c) Capacidade de hibernar nos períodos de escassez de alimento.
d) Folhas reduzidas.
7. Cite algumas das características mais comuns das plantas que vivem em ambientes muito secos.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
8. Certa espécie possui grossa camada de gordura sob a pele e pelagem espessa.
O mais provável é que essa espécie viva em:
a) regiões de clima desértico.
b) regiões de clima muito frio.
c) mares dos polos.
d) lagoas temporárias.
Justifique sua resposta.
9. Algumas plantas, quando passam por períodos de estresse, perdem suas folhas e ficam “dormentes” até as condições melhorarem. Por exemplo: na época de seca aqui na caatinga a quantidade
de chuvas é muito pequena. Nesse período, boa parte das plantas perdem suas folhas.
Em que outro ambiente as plantas perdem suas folhas em determinada época do ano?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelo ser humano. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Deve haver um tratamento. A Água tratada é aquela da qual foram eliminados os agentes de contaminação que possam causar algum dano à saúde, tornando-a potável. É um processo bastante caro e complexo. Etapas do tratamento da água Após ser captada nos mananciais e chegar à estação de tratamento, a água recebe tratamentos diversos enumerados a seguir: 1. Floculação Floculação é o processo no qual a água recebe substâncias químicas, que pode ser o sulfato de alumínio, sulfato ferroso, entre outras. Este produto faz com que as impurezas da água reajam com a substância química, formando compostos mais pesados, flocos, para serem facilmente removidos no processo seguinte. 2. Decantação Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água, caem e se depositam no fundo do decantador. O perí
Quando o assunto é alimentação saudável, a maioria das pessoas tende a lembrar somente das famosas calorias e que, para manter a linha, a ordem é seguir aquela frase tão conhecida: “você tem de gastar mais do que você ingere”. Porém, é sempre bom lembrar que “estar na linha” nem sempre significa “estar saudável”, e que, obviamente, não devemos gastar mais do que o nosso corpo tem e necessita, pois ficaremos com saldo negativo. Vamos, então, entender um pouco melhor o papel dos nutrientes em nosso corpo e como eles nos ajudam a manter o organismo em dia. O que são os nutrientes? São todas as substâncias encontradas nos alimentos, que são úteis para o metabolismo orgânico e indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais dos organismos vivos, e consequentemente, para a boa manutenção da saúde. Dividem-se em macronutrientes , aqueles presentes em grande quantidade nos alimentos, como é o caso de carboidratos, proteínas e lipídios (ou gorduras); ou mi
Estou amando este blog!!!!!
ResponderExcluirParabéns!